A Uerj tem uma longa e reconhecida história de atuação na formação de professores, bem como grande destaque na área de Educação nos dias atuais, tanto que abriga desde 2010 um dos poucos Programas de Pós-graduação (PPGs) do país com nível 7 nesta área: o ProPEd (Programa de Pós-graduação em Educação). O ProPEd nucleia, portanto, no âmbito do Capes PrInt, diferentes projetos de pesquisa na área de Educação desenvolvidos no seu âmbito e no âmbito do Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores (apenas com Mestrado, nível 4), do Programa de Pós-graduação em Sociologia (IESP) (nível 5) e do Programa Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH, nível 6). No tema Educação no mundo contemporâneo estão articulados projetos desses Programas que investigam há muitos anos diferentes temáticas do campo educacional e por meio de tais projetos realizam atividades de internacionalização que se expressam no nível de excelência do ProPEd e do PPFH. A Educação hoje é um dos temas de destaque nas políticas públicas no mundo globalizado. Tais políticas tendem a ser reduzidas a um escopo instrumental e imediatista, vinculado ao ensino e ao atingimento de metas de avaliação, que desmerece a complexidade educacional e, com isso, pouco avança na formação de subjetividades sintonizadas com as demandas sociais do mundo contemporâneo. A suposição de que tal formação de subjetividades poderia ser feita de forma prescritiva e desmerecendo a obrigatória negociação de sentidos com o outro também não contribuiu para as finalidades pretendidas de liberdade e justiça social. Assim, pelo desenvolvimento deste tema, aposta-se hoje em um projeto educativo que pressupões espaço para a produção cultural e para formação intersubjetiva. Os projetos aqui reunidos, portanto, focalizam diferentes temáticas educacionais que buscam se distanciar e mesmo questionar os enfoques instrumentais e prescritivos, introduzindo as pesquisas sobre cotidianos escolares, políticas de currículo, infância, memória, educação intercultural, ensino de língua estrangeira, formação docente e estratificação social da educação no âmbito de um estudo teórico-estratégico aprofundado, capaz de produzir repercussões práticas de longo prazo. São priorizados os projetos que têm relações já consolidadas com grupos de pesquisa de países que fazem parte dos priorizados pelo Edital Capes PrInt e são coordenados por pesquisadores seniores de longa trajetória na área. 

PAÍSES E PARCERIAS CADASTRADAS:

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PROJETOS VINCULADOS

>> Cotidianos, Redes Educativas, Processos Culturais E Imagens

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>> Escritas de Si, Memória e Profissão Docente

>> Filosofia na Infância da Vida Escolar

>> Inclusão, Comunicação e Aprendizagem

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